Overhead Squat

Para um bom Overhead Squat:
 Saiba identificar problemas de mobilidade. Seu coach vai te ajudar nesse processo!
o Squat é o exercício base para se ter um bom Overhead Squat, se o seu Squat não for minimamente correto, é meio passo dado para o insucesso no Overhead Squat. Comece primeiro por executar o movimento com um tubo de PVC, ou uma barra (leve). Desta forma estará a identificar quais as suas principais deficiências ao nível da mobilidade, especialmente nos ombros. Este é um exercício que requer muita flexibilidade ao nível dos membros superiores (ombros), e membros inferiores (pernas e glúteos), e também é preciso ter um core bastante forte.

 Trabalhe bastante o core: o exercício exige que o core e zona lombar estejam fortalecidos.

Este é um exercício que é preciso ter um core bastante forte, é um exercício em que a barra com os pesos é colocada em cima da cabeça, logo a exigência ao nível do core e zona lombar é bastante grande. Sem contar que o risco de contrair lesões ao nível lombar, é grande sem um core fortalecido.

 Comece com uma carga apropriada: atente-se às orientações do seu coach e às técnicas do movimento!

Uma das grandes dificuldades do Overhead Squat, é conseguir manter a barra em cima da cabeça e estabiliza-la. Até pode conseguir elevar a barra com peso acima da cabeça, mas provavelmente a posição da barra não é a mais correta. Por isso mesmo depois de passar dos tubos de PVC, passe primeiro para uma barra sem peso, como referi anteriormente o peso vem mais tarde de forma natural. Não invente…consulte e ouça sempre os coaches relativamente às cargas a utilizar, e em questão da técnica do movimento.


 Empurre sempre a barra para cima e não apenas segure-a.

Quando fizer o movimento, pense sempre em empurrar a barra para cima e não apenas em segura-la. O nosso organismo como em tudo na vida rege-se pelas leis da física, neste caso particular a força da gravidade. Durante o movimento, quando o core começa a baixar, os músculos envolvidos na manutenção da barra acima da cabeça (braços e ombros) tendem a relaxar. Isso é coisa que obviamente não se quer, pense sempre em contrair os músculos dos ombros (trapézios) para manter a barra sempre firme.


 Estabilize o seu agachamento: depois de descer com a barra em cima da cabeça, não apresse o movimento de subida.

Quando estabilizar o Squat depois de descer com a barra em cima da cabeça, não apresse o movimento de subida. É preferível ter um momento para estabilizar o seu corpo e a barra, antes de começar a subir. Certifique-se que tem os pés bem colocados, o peso recai sobre o calcanhar e por outro lado, o trapézio, ombros e cotovelos contraídos mantendo a barra na posição correta acima da cabeça. Ao fazer isto, o risco de perder a estabilidade na subida é menor, mantendo um movimento mais eficiente e estável durante a subida. Mas tenha em atenção para também não demorar muito tempo a estabilizar a posição, pois pode não conseguir voltar a fazer o movimento de subida após o Squat!

Como executar o overhead squat?

Fonte/adaptação: planetacrossfit.com | video: crossfit.com

By | 2018-06-14T16:51:16+00:00 junho 14th, 2018|Exercícios Weighlifiting|0 Comentários

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